Logotipo do Site Matemática Fácil

A Tabuada do 2


Oi, garotada!

A partir dessa aulinha vamos aprender a montar a tabuada, outra parte muito importante da Matemática. Já sugerimos para todos os nossos alunos do curso decorarem a tabuada de cabeça. Isso vai ajudá-los bastante nas continhas daqui para frente.

Vamos mostrar agora as continhas para montar a tabuada do 2:



Veja que o primeiro fator é o número da nossa tabuada. Nesse caso é o número 2. O segundo fator é quantas vezes vamos multiplicar o primeiro fator que é o 2. Veja que a partir de 2 X 2 percebemos que a multiplicação é na verdade uma soma. O primeiro fator nos dá o valor da parcela da soma e o segundo fator nos dá a quantidade parcelas do primeiro fator.

Continuando:



Então, a tabuada do 2 é:



Exemplo 1:

Veja a figura abaixo:


Vemos que na figura temos 5 retângulos com 2 bolinhas de tênis dentro de cada um. Então, para acharmos a quantidade total de bolinhas não precisamos contar mais um por um. Basta multiplicarmos o número de retângulos pela quantidade de bolinhas em cada um deles.

Então teremos 5 (número de retângulos) x 2 (quantidade bolinhas dentro de cada um) ou 5 X 2. Olhando a tabuada do 2, vamos ter que 5 X 2 = 10. Então, o total de bolinhas é 10.


Observação:

A ordem dos fatores na continha não altera o produto. Veja que a continha que fizemos foi 5 X 2, mas na tabuada está 2 X 5. Mudou a ordem dos fatores, mas o resultado da multiplicação continou o mesmo, ou seja, o número 10.


Exemplo 2:

Veja esta outra figura:


Vemos que na figura temos 7 retângulos com 2 guarda-chuvas dentro de cada um. Então, para acharmos a quantidade total de guarda-chuvas basta multiplicarmos o número de retângulos pela quantidade de guarda-chuvas em cada um deles.

Então teremos 7 (número de retângulos) x 2 (quantidade de guarda-chuvas dentro de cada um) ou 7 X 2. Olhando a tabuada do 2, vamos ter que 7 X 2 = 14. Então, o total de guarda-chuvas é 14.


Ideia de Proporção


Agora vamos aprender sobre ideia de proporção, ou seja, como o valor de algo vai aumentando conforme aumentamos a proporção de alguma coisa.

Vejamos um exemplo:

Carolina comprou figurinhas em três dias. Cada pacotinho custa 2 reais. No primeiro dia, ela comprou 1 pacotinho. Já no segundo dia, ela comprou 2 pacotinhos e no terceiro dia ela comprou 3 pacotinhos.

Então,

- no primeiro dia, ela gastou 1 x 2 reais = 2 reais.
- no segundo dia, ela gastou 2 x 2 = 4 reais.
- no terceiro dia, ela gastou 3 x 2 = 6 reais.

Veja que há uma proporção entre o número de pacotinhos e quanto ela gastou, ou seja, quanto mais pacotinhos, mais dinheiro ela gasta. Observe também que os gastos dela com as figurinhas crescem conforme a tabuada do 2.


Exercício:

1) Faça as continhas de multiplicação abaixo usando a tabuada do 2.


Resposta:

Então, usando a tabuada do 2 teremos:

2 X 3 = 6
2 X 5 = 10
2 X 9 = 18





Aula Anterior

Voltar para os cursos do Ensino Fundamental

Página Principal

Todas as aulas