Regra de Três Composta




Regra de Três Composta



Quando temos um problema que envolve duas grandezas, fazemos uso da Regra de Três Simples. Porém, se o problema tiver três grandezas ou mais
é melhor fazer uso da Regra de Três Composta.
Vamos resolve um problema para entender exatamente como funciona a regra de três composta. Se tiver dificuldades, revise a regra de três simples,
clicando no link:

Regra de Três Simples



Exemplo:

(ENEM) Uma escola lançou uma campanha para seus alunos arrecadarem, durante 30 dias, alimentos não perecíveis para doar a uma comunidade
carente da região. Vinte alunos aceitaram a tarefa e nos primeiros 10 dias trabalharam 3 horas diárias, arrecadando 12 kg de alimentos por dia.
Animados com os resultados, 30 novos alunos somaram-se ao grupo, e passaram a trabalhar 4 horas por dia nos dias seguintes até o término da campanha.
Admitindo-se que o ritmo de coleta tenha se mantido constante, a quantidade de alimentos arrecadados ao final do prazo estipulado seria de:

a) 920 kg.
b) 800 kg.
c) 720 kg.
d) 600 kg.
e) 570 kg.

Resolução:

Grandezas do problema:

- dias
- horas
- quilos
- alunos

Nesta questão do ENEM, temos 4 grandezas. Agora montaremos o mesmo esquema que fizemos para regra de três simples.

Nesta figura, colocamos em colunas as grandezas e os seus respectivos valores.

Vamos analisar o nosso esquema:

NOTA: Se os alunos arrecadaram 12kg de alimentos por dia, nos primeiros 10 dias eles terão arrecadado 120kg de alimentos.
Em 10 dias, eles eram 20 alunos. Com a entrada de mais 30, agora eles são 50 ao todo.

Verifique esta observação no nosso esquema acima.

- O número de dias aumentou. Portanto a setinha vai ser de cima para baixo.
- O número de horas também aumentou. Setinha para baixo.
- O mesmo acontece com número de alunos. Também aumentou. Setinha para baixo.
- Se mais alunos estão arrecadando alimentos e aumentou o número de horas diárias, com certeza arrecadaremos mais quilos de alimentos.
Logo, o número de quilos aumentará. Setinha para baixo.

Portanto, nossas 4 grandezas são diretamente proporcionais. Então, todas as setinhas serão para baixo. Nosso esquema ficará da seguinte forma:


Nesta figura, colocamos ao lado de cada coluna, a seta apontando para baixo já que todas as grandezas são diretamente
proporcionais.

O x e os números ao lado da ponta das setas ficarão no denominador. Logo,

Aqui são montadas as frações. Os valores que estão ao lado da ponta da seta ficam no denominador. Os que estão no lado oposto da
seta ficam no numerador.

Fazendo as operações, teremos:

Aqui fazemos as operações de simplificação das frações.

3.x = 120.20
x = 800

Portanto, o número de quilos de alimentos passará a ser de 800 quilos em 20 dias.

Agora, vamos terminar a questão do Enem.

Nos primeiros 10 dias os alunos arrecadaram 12 quilos de alimento por dia. Portanto, ao final deste período teremos 120kg de alimentos.
Quando aumentou o número de alunos e o número de horas diárias, o número de alimentos subiu para 800kg em 20 dias.

Portanto, o total de alimentos arrecadados em 30 dias será de:

Total = 120kg + 800kg = 920kg

Resposta: letra A



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